O sources.list basicamente é uma lista de repositório do Debian que é usado pelo apt-get e pelo aptitude para a instalação de programas e atualização dos repositórios. Ou seja, é algo importante para o sistema e sua administração. Nessa lista é que definimos o que queremos que tenha no nosso Debian e nem todos os repositórios serão precisos estarem no source.list, sendo por parte do perfil do usuário a escolha dos repositórios.
Após a instalação do Debian, já se tem um sources.list padrão no sistema que pode ser alterado de acordo com a necessidade do usuário. Porém, o acesso é restrito ao usuário root. Então, para alterar o sources.list você deve estar acessando como usuário root, normalmente pelo terminal.
O comando $ su transfere os privéligios de root. A partir daqui, basta escolher com qual editor de linha de comando você deseja acessá-lo, como opções temos: nano, vi/vim ou o gedit...
Esse arquivo, o sources.list, encontra-se no seguinte caminho de diretórios: /etc/apt/sources.list - então quando quiser acessá-lo para alterar, fica assim: # nano /etc/apt/sources.list.
Terminando as alterações, atualize os repositórios com # apt-get update. Em alguns casos é preciso instalar chaves de endereços. Prestando atenção no arquivo você saberá do que estou me referindo.
Exemplo de um sources.list:
Visualizando o sources.list pelo nano |
Se você tem dúvida de quais repositórios adicionar, ou até mesmo de como deixar o seu sources.list poderá acessar este link (Debian Sources List Generator) que le levará à uma página web onde se seleciona algumas opções (país, release, arquitetura,códigos e etc) e gera um sources.list. A imagem abaixo mostra o Debian Sources List Generator:
Debian Sources List Generator |
A questão dos repositórios que são adicionados aqui no sources.list vai de acordo com o que o usuário precisar. Alguns programas possuem o seu próprio repositório que não está no repositório do Debian, então você já sabe onde adicioná-lo.
Bem, espero que tenha clareado as mentes dos novatos sobre a importância
desse arquivo. Não que ele seja o mais importante, mas é um dos mais
importantes, principalmente, para a administração do seu Debian Linux. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário