Release é uma liberação de versões de software. No caso do Debian, ele possui três Releases que são:
- Unstable: é a versão instável, também conhecida como Debian Sid. Sid é o nome de um personagem do Toy Store e ela sempre terá esse codinome que está associado à abreveatura de "Still in Development" - ainda em desenvolvimento. Essa é a Release em que os desenvolvedores mais trabalham e ela não possui repositório de segurança.
- Testing: possui os pacotes que vieram de release unstable e já possui repositório de segurança. Dependendo do seu estado já pode ser utilizado em desktop. Digamos que essa é a mais ideal para se instalar quando se quer os softwares atualizados do que a release posterior possui.
- Stable: é a versão estável, já pronta. A versão final sem bugs ou problemas com a segurança. Aqui as únicas atualizações que podem ser feitas são as de segurança e em casos críticos de bugs. Ou seja, nada de softwares novos.
Por isso, se você necessita de softwares novos e atualizados é aconselhavel utilizar a release Testing. Não que a Stable não seja boa, é uma questão de necessidade do usuário.
Resumindo tudo: Na Release Unstable o software chega, fica uma base de uns 10 dias até ele passar para a Release Testing. De lá o software passa para a Release Stable, quando ele estiver "maduro", e fica para ser lançado junto com a nova versão do Debian.
Nenhum comentário:
Postar um comentário